Postagens

PÁSSARO SEM COR

Imagem
 O pássaro sem cor essa história traz uma reflexão sobre a solidariedade , traz ensinamentos sobre o preconceito que não devemos ter com o outro, respeitar a diversidade, lição de humildade para com o próximo . (Por: Mikaele, Joseilde, Maria Tânia e Josefina)

Os Três Porquinhos

Imagem
             A história dos Três Porquinhos foi escrita pelo autor Joseph Jacobs e fala de três porquinhos que viviam com a mamãe em uma floresta , certo dia a mamãe falou que já estava no tempo deles irem trabalhar e se virarem para sobreviver e assim os três irmãos fizeram . Chegando no local começaram construir suas casas . Os dois porquinhos mais novos construiram suas casas rapidamente e as casinhas ficaram muito frágeis enquanto isso o porquinho mais velho levou bastante tempo para construiu sua casa, pois ele sempre foi muito esforçado em tudo que fez e estava muito engajado para construir uma casa muito segura para se proteger do lobo mau. Esse esforço beneficiou não só o porquinho mais velho, como também, os irmãos dele.           Agora vamos ver a história narrada por Valquiria Andrade e ver etalhadamente tudo o que aconteceu e porque os três irmãozinhos se beneficiaram? (Por: Valquiria Andrade)

A Bela e a Fera

Imagem
Nessa história, vocês conhecerão um Clássico da Literatura. Espero que gostem desse romance apaixonante. (Por: Mirian Vieira)

Menina Bonita do Laço de Fita

Imagem
A narrativa conta a história da protagonista – uma linda menininha negra, com cabelo trançado e finalizado com fitinhas – e, de um coelhinho que nutre verdadeira paixão por ela e por sua cor. Conheça a produção realizada por Emily, Joseilma e Viviane.

A ROUPA NOVA DO REI

Imagem
   A história relata a vaidade e soberba, confiram :)  https://drive.google.com/file/d/1PUNiWfDrCPPsBW6JfKu7S8gMjKtZVN1O/view?usp=drivesdk

Chapeuzinho Vermelho

Imagem
 Capuchinho Vermelho (título em Portugal) ou Chapeuzinho Vermelho (título no Brasil) é um conto de fadas clássico, cujas origens podem ser traçadas a fábulas europeias do século X Capuchinho Vermelho (título em Portugal) ou Chapeuzinho Vermelho (título no Brasil) é um conto de fadas clássico, cujas origens podem ser traçadas a fábulas europeias do século X.  O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. Publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault, e depois pelos Irmãos Grimm (da versão mais conhecida), o conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras da cultura popular mundial, é uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos em todo o mundo. Essa foi a história, e espero que gostem! (Por: Ana Luiza)

Os sapatinhos vermelhos

Imagem
 Os sapatinhos vermelhos é uma das obras criadas por Hans Christian Andersen que foi publicada pela primeira vez em 07 de Abril de 1845 em Novos Contos de Fadas. Esse conto fala sobre uma menina que teve uma segunda chance para a sua vida e preferiu viver com o ego,a desobediência e a arrogância. Porém, no final há o arrependimento e o perdão. Esse conto estimula a curiosidade, podendo entender alguns sentimentos e, algumas crianças se identificam com alguns personagens e ficam intrigadas para saber o que acontece quando age de tal forma.

A pequena vendedora de fósforo

Imagem
 A pequena vendedora de fósforos é uma obra criada por Hans Christian Andersen que foi publicada pela primeira vez em 1845, onde também pode se encontrar uma adaptação desse conto em formato de filme. Esse conto fala sobre uma menina que tenta vender seus fósforos na véspera de ano novo, obrigada pelo os pais a vender tais fósforos, vestida em trapos, a menina  roxa de tanto frio tenta se aquecer com os mesmos, a medida que vai riscando eles  ela acaba elevando seu nível de imaginação, em uma forma desesperada de tentar sair um pouco na situação miserável que se encontrava, até que infelizmente sem o aquecimento suficiente e sem aguentar mais o frio, o cansaço tomou conta do seu corpo e aos poucos ela foi perdendo o sentido, nesse processo de falência acabou enxergando a sua avó que já estava falecida que por fim acabou em sua morte. O que choca nesse conto é o desprezo dos pais pela filha, e algo que infelizmente ainda é comum de se encontra nas ruas é a falta de empatia e compaixão d

A princesa e a ervilha

Imagem
 A princesa e a ervilha é um dos primeiros contos de Hans Christian Andersen, inicialmente publicado em 1835.  Essa história nos mostra que é muito importante agir sempre com honestidade, falar sempre a verdade por onde passar e nunca nos deixar levar pelas aparências. e também destaca a bondade do rei e a rainha que aceitaram dar abrigo a moça mesmo não conhecendo-a. (Por Daniela e Sara)

O Soldadinho de Chumbo

Imagem
A historinha Soldadinho de Chumbo é um conto infanto-juvenil criado por Hans Christian Andersen, que foi publicado pela primeira vez no 02 de outubro de 1838, no qual conta a história de um boneco que tem apenas uma perna é que si apaixona por uma bailarina que também era uma boneca. A história representa a luta que cada pessoa passa, inclusive as crianças, além de mostrar que mesmo com todos os obstáculos e barreiras  que passamos, devemos ter esperança e equilíbrio para continuar seguindo os nossos sonhos, além disso ensinar que as limitações físicas não impedem ninguém de alcançar seus objetivos almejados, e que todos devem ter respeito ao próximo aceitando as diferenças sem julgamentos e exclusões. (Por: Valdeir Andrade)

A pequena sereia

Imagem
  Na aula quatro, embarcamos numa linda história bem lá no fundo do mar. Nós 4 selecionamos pesquisamos e apresentamos a historinha da pequena sereia. A Ariel é sonhadora e valente, espero que gostem da nossa pequena produção. Com amor, Beatriz, Esther, Gildevania e Josefa.

O Patinho Feio

Imagem
  Dentre os clássicos da Literatura Infantil, a história do Patinho Feio, de autoria do grande escritor Hans Christian Andersen, tem seu lugar especial em nossas memórias.  A ênfase dessa narrativa, mesmo tendo sido publicada em sua primeira versão no século XIX é tão evidente, que se tornou tema de discussão em nossas aulas da disciplina Literatura Infantil e Juvenil.  A  composição dessa obra apresenta elementos que ultrapassam vários limites, ela propõe reflexões acerca de nossa autoimagem e instiga o leitor a analisar o peso de cada atitude.  Dessa maneira, esse texto literário deve ser apresentado e explorado no universo infantil das crianças devido a relevância que possui em agregar conceitos que estão em constante debate na sociedade.

Aula 03

Imagem
 Em nossa terceira semana de aula, foi abordado um pouco da biografia de aurores clássicos da disciplina Literatura Infantil e Juvenil .

Primeira aula da disciplina Literatura Infantil e Juvenil

Imagem
Em nosso primeiro encontro da disciplina Literatura Infantil e Juvenil, ministrada pela Me. Daniele Santana de Melo, tivemos uma breve introdução acerca dos assuntos que serão abordados ao longo do semestre de 2020.2.